Utilização da técnica de radiografia computadorizada na inspeção de soldas circunferenciais na técnica de parede dupla – vista simples

Apesar das vantagens obtidas com a inspeção radiográfica, os riscos inerentes à utilização de radiações ionizantes sempre se apresentaram como maiores limitantes relativos ao emprego da técnica.

Há mais de 100 anos, a radiologia industrial está baseada na utilização de filmes IV Conferencia Pan-americana de END Buenos Aires – Octubre 2007 2 radiográficos sensíveis aos raios X. Esses filmes especiais foram desenvolvidos para a aplicação nos ensaios não-destrutivos – END. Os filmes industriais têm melhor qualidade de imagem do que os filmes para área médica, permitindo uma inspeção com maior contraste e com maior resolução espacial, porém são mais lentos (1, 2). A alta resolução espacial é obtida pela combinação desses filmes com telas de chumbo, onde essas telas produzem um aumento de penumbra geométrica desprezível se comparado com as telas fluorescentes (1). Os filmes para a área médica foram desenvolvidos a partir de requisitos diferentes dos filmes industriais. Na área médica existe o compromisso entre minimizar a dose no paciente e uma qualidade de imagem adequada.

No final da década de 80, diversos países vêm substituindo os sistemas convencionais de registro da imagem por sistemas digitais que dispensam o uso de filmes radiográficos e processamento químico. A radiologia digital médica apresenta uma série de vantagens em relação às imagens convencionais, tais como: maior sensibilidade, melhor resolução espacial, redução do índice de repetições dos exames, possibilidade de modificar o contraste e brilho da imagem de modo a obter uma melhor qualidade necessária para o diagnóstico.

Após seu desenvolvimento para a área médica, os detectores começaram a ser utilizados na área industrial em materiais com suas diversas formas e características diferentes. Esta tecnologia foi desenvolvida para aplicações médicas, entretanto, existem alguns riscos. Seu ponto mais fraco é a baixa resolução espacial da maioria dos novos sistemas digitais de detecção em comparação com os filmes industriais. No Brasil, a inspeção volumétrica de soldas de tubulações é tradicionalmente dominada pelo ensaio radiográfico. Para este ensaio, são utilizadas fontes de radiação, normalmente Ir192, filmes radiográficos e sua revelação é obtida por meio de processamento químico.

COntinue Lendo
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
ESCREVA UM COMENTÁRIO
Scroll to Top