Controle de qualidade em juntas soldadas: Um estudo de caso em fabricante de equipamentos criogênicos

Nas últimas décadas, as indústrias têm buscado constantemente maneiras de oferecerem produtos de melhor qualidade pelo menor preço, afim de se manterem competitivas no mercado mundial.

Nas últimas décadas, as indústrias têm buscado de forma intensa maneiras de oferecerem produtos de melhor qualidade pelo menor valor, a fim de se manterem competitivas no mercado mundial. Em diversos casos, os processos de soldagem representam boa parte dos custos de fabricação de um produto e isso justifica os crescentes esforços para se obterem melhorias nesta área (SCHWEDERSKY et al.,2011).

A soldagem define-se como uma técnica de reunir duas ou mais partes que passam a constituir um todo, assegurando a continuidade do material e suas características mecânicas e químicas. A soldagem é classificada com destaque entre os processos de união dos materiais, por ser amplamente empregada e por envolver grande volume de atividades (FÜHR, 2012).

O processo de soldagem Tungsten Inert Gas (TIG) ou GasTungstenArcWelding (GTAW) é um processo de soldagem a arco elétrico que utiliza um arco entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de soldagem. Seu grande desenvolvimento deveu-se à necessidade de disponibilizar processos eficientes de soldagem para materiais difíceis a serem unidos como alumínio e magnésio, se tornando um processo de alta qualidade e custo relativamente baixo, em aplicações diversas (BRACARENSE, 2000).

Durante a fabricação, construção, montagem e manutenção de equipamentos e peças usualmente são realizados ensaios. São denominados ensaios não destrutivos qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de modo permanente suas características sejam elas físicas, química, mecânicas ou dimensionais e que somente impliquem em danos que são imperceptíveis ou nulos (LOURENÇO, 2012). Os métodos mais utilizados de ensaios não destrutivos são a inspeção visual, os líquidos penetrantes, as partículas magnéticas, as correntes induzidas, os ultrassons e as radiografias. (CARVALHO, 2012).

COntinue Lendo
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
ESCREVA UM COMENTÁRIO
Scroll to Top